EPPB
Olá,
Convidamos-te a pertencer a uma equipa muito unida de professores e funcionários que trabalham para o teu sucesso escolar e num ambiente dinâmico, divertido e familiar.
Na nossa Escola vais encontrar metodologias práticas de ensino que te preparam para uma melhor integração no mercado de trabalho e para a inserção no ensino superior. Se fores aluno da Escola Profissional de Paços de Brandão terás à tua disposição um gabinete de apoio aos estágios profissionais e de preparação para os exames nacionais.
Ao longo do ano letivo, também poderás participar num conjunto de atividades extra curriculares muito interessantes e divertidas, algumas das quais podes visualizar nas nossas fotos.
O lema da nossa Escola é: Aqui, serás sempre mais!
_**
A Escola Profissional de Paços de Brandão (EPPB) tem já 30 anos de vida, tendo sido criada em 1989, no dia 21 de janeiro, sendo a primeira Escola Profissional do distrito de Aveiro.
Desde o seu nascimento, a EPPB tem vindo a afirmar-se no meio local, proporcionando aos jovens uma formação teórico-prática, com o intuito de os integrar no mercado de trabalho, estabelecendo protocolos com empresas, com vista a garantir uma maior taxa de empregabilidade aos seus alunos.
Autorização Prévia de Funcionamento* N.º 26*, nos termos do Artigo 2º, do Decreto-Lei nº71/99, de 12 de março, e para os efeitos previstos no artigo 14º, do Decreto-Lei, de 8 de janeiro.
Cofinanciado por:
Missão, Visão, Valores e Objetivos
A EPPB tem como visão organizar a formação tendo como referencial os projetos mais avançados e consistentes que se desenvolvem nos países da União Europeia e da OCDE. “Ser uma escola de referência no panorama regional.” A EPPB será uma referência para a região onde se encontra inserida, pela qualidade da formação prestada, pela qualidade de todos os seus docentes e colaboradores, assim como pela promoção de valores.
A EPPB tem como missão organizar a formação nos diversos níveis de educação e formação integrados em percursos diversificados de qualificação profissional, com vista a dotar os jovens dos saberes e competências profissionais e de cidadania que lhes propiciem uma melhor inserção no mundos do trabalho em estreita articulação com o tecido económico e social.
A EPPB tem uma cultura assente na exigência em relação ao desemprenho de todos os colaboradores e partes interessados, no rigor no desenvolvimento da sua atividade no respeito pelas normas inerentes ao sistema de gestão da qualidade, no respeito pelos direitos do homem, na defesa no ambiente e do património natural e construído.
O propósito da instituição e a justificação da sua existência passa por se afirmar como uma instituição que assenta nos seguintes princípios:
Responsabilidade e Integridade
Excelência e Exigência
Curiosidade, reflexão
Inovação e qualidade na formação ministrada
Cidadania e participação
Liberdade
Competência
Diversidade
FEDESPAB (Entidade Proprietária)
Associação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão
A Associação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão (FEDESPAB) foi fundada a 13 de junho de 1989, por via da iniciativa de catorze personalidades brandoenses que decidiram dotar a freguesia de Paços de Brandão de estruturas formativas capazes de dar uma resposta eficaz às necessidades que se faziam sentir, ao nível da educação e do emprego.
A FEDESPAB é uma estrutura organizacional, sem fins lucrativos, vocacionada para promover o desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico da população de Paços de Brandão. A sua atuação envolve o patrocínio de atividades de ensino, de educação, de cultura, de investigação e de formação profissional.
No âmbito desta atuação, foi criada, em 1989, a Escola Profissional de Paços de Brandão (EPPB) e, um ano volvido, o Instituto Superior de Paços de Brandão (ISPAB). Estes estabelecimentos de ensino foram dotados de cursos inovadores, integrados em áreas que se encontravam em franca expansão e que se revelaram determinantes para o desenvolvimento da região e do país.
Ambas as instituições passaram a ministrar cursos especialmente orientados para o mercado de trabalho que conduzem à formação de técnicos polivalentes e especializados que respondem às necessidades, cada vez mais exigentes, do meio laboral envolvente.
Hoje, a Escola Profissional de Paços de Brandão (EPPB), como estabelecimento de ensino técnico-profissional, ministra os cursos de “Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade”, “Técnico de Receção” e “Técnico de Vendas”.
O Instituto Superior de Paços de Brandão (ISPAB), na sua qualidade de estabelecimento de ensino superior de natureza politécnica, ministra atualmente os seguintes cursos:
Licenciaturas: Contabilidade e Gestão; Marketing, Publicidade e Relações Públicas; Masters: Gestão de Marketing; Finanças; Administração e Gestão da Educação; Cursos Técnico Superiores Profissionais: Contabilidade e Gestão; Marketing, Comércio e Vendas. A FEDESPAB tem procurado estabelecer um intercâmbio constante com empresas, associações empresariais, autarquias e organismos de investigação e de desenvolvimento tecnológico da região e do país, recorrendo a vários mecanismos, nomeadamente à formalização de protocolos de cooperação e de colaboração.
A política de interação com a comunidade envolvente espelha-se ainda na regular realização de conferências, palestras, colóquios, seminários, jornadas, congressos, os quais, apresentando carácter aberto, promovem os mais diversos temas, quer de ordem social e cultural, quer de natureza científica, técnica ou pedagógica.
Titulando dois estabelecimentos de ensino, pertencentes a níveis de formação diferentes, a FEDESPAB tem sabido formar os alunos que a ela têm recorrido, dotando-os das necessárias competências, abrindo-lhes as portas do mercado de trabalho e lançando-os em carreiras profissionais de sucesso, dignas de destaque.
Hoje, encontramos em todo o país e até no estrangeiro profissionais preparados pelas instituições de ensino tituladas pela FEDESPAB que ocupam funções de relevo e concorrem decisivamente para a melhoria do desempenho das organizações a que pertencem.
Como reforço desta sua politica de atuação, face à empregabilidade dos seus estudantes, a FEDESPAB criou, em estreita colaboração com a Escola Profissional de Paços de Brandão, um Gabinete de Inserção Profissional (GIP) que tem por objetivo apoiar jovens e adultos desempregados, na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com os Centros de Emprego do IEFP.
Hoje, a FEDESPAB conta com setenta e sete membros, entre os quais a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a Junta de Freguesia de Paços de Brandão.
É com orgulho que afirmamos que a FEDESPAB representa uma importante organização de desenvolvimento económico, social, cultural, científico, tecnológico e profissional da comunidade local e regional. É um importante agente do progresso da região a que pertence e da projeção da freguesia de Paços de Brandão e do concelho de Santa Maria da Feira, para um nível nacional e internacional.
Estrutura Orgânica
Corpo Docente e Colaboradores
Joaquim Malta Pinto de Sá - Diretor Pedagógico
Isabel Cristina Ferreira Costa - Assessora Pedagógica
Bruno Pinto
Carla Coelho
Isabel Costa
Joana Reis
Natália Santos
Sónia Pereira
Susana Sousa
António Sá
Aurora Morais
Bruno Pinto
Carla Coelho
Elisabete Silva
Henrique Tavares
Isabel Boubon
Isabel Costa
Joana Reis
Joaquina Ventura
Natália Santos
Paula Almeida
Rosa Paula
Rui Resende
Sónia Pereira
Susana Sousa
Goreti Sousa
Ofélia Belinha
Claudia Sousa
Manuela Sousa
Isabel Magalhães
Sara Costa
Isabel Costa
Goreti Sousa
Susana Sousa
Claudia Sousa
Sara Costa
Cofinanciado por: