fbpx
Skip links

O quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Educação e Formação ProfissionalEQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training) – é um instrumento, adotado pelos Estados-Membros da União Europeia, que lhes permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de Ensino e Formação Profissional (EFP) e a qualidade das práticas de gestão.

Neste sentido:

.

Implica processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso;

.

Estabelece critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de Educação e Formação Profissional;

.

Evidencia a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de Educação e Formação Profissional;

O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

É tendo em conta a importância de certificar as práticas existentes na entidade que, depois de um longo processo, a escola conseguiu a 16 de setembro de 2020 o selo de garantia de qualidade em linha com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (EQAVET).

O Documento Base contem a definição da missão, visão e valores da EPPB, bem como objetivos, estratégias e metas a atingir no âmbito da implementação do Sistema de Garantia da Qualidade. Para além disso, é neste documento que se pode encontrar a identificação de stakeholders e responsabilidades atribuídas no âmbito deste sistema, bem como definição de indicadores em uso, estratégia de monitorização e análise integrada de resultados.

O Plano de Ação consiste na calendarização de atividades, responsáveis pela implementação e monitorização do Sistema de Garantia da Qualidade, recursos necessários e resultados esperados.

Plano de Ação EPPB

O Projeto Educativo da Escola Profissional de Paços de Brandão reflete e desenvolve o compromisso de sempre da Escola com a oferta de um ensino de qualidade.

O Regulamento Interno é o documento que define o funcionamento da escola, de cada um dos seus órgãos, estruturas, serviços, bem como os direitos e os deveres de todos os membros da comunidade escolar. Este é um documento de interesse de todos e pode ser consultado na secretaria da escola.

O Projeto Educativo é o instrumento de planificação da ação educativa da escola servindo de referência e orientação na ação de todos os elementos da escola e do seu meio.

Os Indicadores EQAVET são:

 

1. Taxa de Conclusão;

 

2. Taxa de Empregabilidade;

 

3. Diplomados a exercer funções relacionadas com o curso (por conta de outrem | por conta própria)

 

4. Satisfação da Entidade Empregadora;

 

Queres saber mais sobre o que é o EQAVET?

Vê o vídeo