fbpx
Skip links
Published on: Eco-Escolas

Contacto com a Natureza

No âmbito do projeto Eco-Escolas, do qual a EPPB faz parte desde 2016, os alunos da nossa Escola fizeram uma visita de estudo à Quinta do Engenho Novo, em Paços de Brandão, e ao Rio Uíma, em Fiães.

A primeira tratou-se de um passeio pelo parque, com objetivo da consciencialização dos alunos para a importância do meio ambiente, da biodiversidade e da posição que cada um tem de ter na sua preservação.

A segunda visita, surge de um desafio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e visou a limpeza das margens do rio.

O Rio Uíma é o principal curso fluvial do concelho de Santa Maria da Feira. Outrora um rio rico em trutas e outros peixes fluviais, desde há muito anos que tem sido maltratado com descargas de efluentes industriais, inicialmente provenientes de indústrias ligadas a puericultura e brinquedos, localizadas nas Caldas de São Jorge e mais recentemente provenientes das pedreiras de extração de granito, também da mesma zona. Neste sentido, é fundamental a ação de cada um de nós para, da melhor forma possível, diminuir os danos que têm vindo a ser causados nesta região.

A EPPB orgulha-se de ser uma Eco-Escola!